Inovação Docente

Páginas

  • InovaNEWS
  • CélulasEMPREENDEDORAS
  • II CEPEJ_2011
  • Polinovação
  • Imaginautas
  • Equipe

CélulasEMPREENDEDORAS

















I

Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Arquivo do blog

  • ▼  2013 (8)
    • ▼  fevereiro (6)
      • Mestrado especializado
      • Jovens e adultos detentos poderão participar do En...
      • Contra a lei, pais lutam para educar os filhos sem...
      • Como as universidades acompanham as tendências da ...
      • Validação de diploma de Medicina pode mudar
      • Uso de tecnologia no ensino melhora em 32% rendime...
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2012 (22)
    • ►  setembro (3)
    • ►  julho (14)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (2)
  • ►  2011 (15)
    • ►  novembro (9)
    • ►  outubro (6)

Objetivos do Projeto

Objetivo geral:

Fomentar ações de inovação pedagógica a partir da discussão crítica-reflexiva apoiada na formação de rede colaborativa docente de células de inovação, no sentido de fortalecer a docência superior no curso de Engenharia de Computação da Escola Politécnica.

Objetivo específico

- Promover fóruns semanais de integração e discussão (presenciais e virtuais) que visem disseminar práticas docentes inovadoras;

- Incentivar o pensamento crítico-reflexivo a partir de leituras dirigidas focadas para práticas pedagógicas inovadoras, de maneira a incentivar a formação de um grupo de estudos sobre Inovação Docente;

- Articular ambientes de aprendizagens pedagógicas mediante realização de workshops periódicos (bimestrais), de maneira a mobilizar docentes do curso de Computação numa dinâmica de interação com docentes dos demais cursos de engenharia da Escola Politécnica;

- Produzir vídeo-documentário no sentido de registrar, divulgar e disseminar ações inovadoras interdisciplinares sustentáveis;

- Realizar registro e exposição fotográfica Imaginautas Docentes, no âmbito da Escola Politécnica, objetivando dar visibilidade e valorização às ações docentes inovadoras e sustentáveis, a partir do olhar discente;

- Promover capacitação continuada com foco específico em didática e pedagogia, para docentes de Engenharia de Computação, podendo ser estendidos a docentes de outras engenharias;

- Integrar docentes e difundir suas ações de inovação docentes mediante divulgação em blogs e mídias sociais.

Justificativa

O projeto visa à disseminação da cultura da inovação docente através de uma rede de células empreendedoras em inovação pedagógica na POLI/UPE. O mesmo faz parte do projeto células empreendedoras, que hoje está formalmente cadastrado no núcleo de extensão da escola politécnica de Pernambuco por ter sido fortemente recomendado no último edital de extensão da UPE.

Em 2010, foi divulgado o resultado de investigação científica realizada na Escola Politécnica de Pernambuco por Santos (2010), que dentre os objetivos buscouidentificar contributos de projetos docentes de inovação pedagógica para a sustentabilidade na Educação Superior da POLI e da UPE.

A partir do que foi analisado neste estudo de caso, realizado no âmbito da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) justifica-se a formação de grupo colaborativo composto de professores tanto do curso de Engenharia de Computação, quanto de professores das outras engenharias da Escola Politécnica, a fim incentivar a promoção de reflexões, ações e reações perspectivadas pela melhoria na dinâmica de ensino-aprendizagem, sobretudo voltadas para os temas: inovação pedagógica, educação sustentável e docência universitária.

Defende-se que para a formação de grupos temáticos colaborativos o sujeito docente desempenhe o papel central na divulgação de ações inovadoras, as quais possam contribuir para a sustentabilidade das ações pedagógicas no curso de Engenharia de Computação, a partir do entendimento de que “não há um líder para coordenar as ações, mas há lideranças compartilhadas eleitas pelo próprio grupo, a fim de coordenarem os encontros.” (FIORENTINI, 2006 apud DULLIUS; FONTANA, 2009, p. 1).

Sendo assim, o desafio da reflexividade (SILVA, 2009) individual e coletiva, além da promoção de ações de inovação pedagógica a que este projeto se propõe constitui em caminho para apresentação de novas metodologias relacionadas ao contexto da inovação e sustentabilidade no âmbito da Educação Superior, neste projeto particularmente voltadas ao curso de Engenharia de Computação.

Seguidores

Tema Viagem. Tecnologia do Blogger.