terça-feira, 10 de julho de 2012

Capes e Fundação Lemann assinam acordo de cooperação no âmbito do CSF


Foi assinado nesta segunda-feira, 9, acordo de cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Lemann, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, falou da importância de mais uma parceria para o CsF. “Desenvolvemos este acordo no sentido de aproximarmos cada vez mais nossos estudantes das principais universidades americanas.”

Guimarães afirmou que a parceria permitirá a concessão de bolsas nas várias modalidades do programa, de graduação sanduíche a doutorado pleno.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou que o presidente da fundação, Jorge Paulo Lemann, sempre trabalhou com foco nas áreas de ciência, tecnologia e educação.

Jorge Paulo Lemann lembrou que há 50 anos ele teve o privilégio de estudar no exterior e, por conta dessa experiência, decidiu criar a instituição para oferecer a mesma oportunidade a jovens estudantes brasileiros. “No início, oferecíamos bolsas na área de economia e negócios, mais recentemente passamos a conceder bolsas de ciências, mas com o programa Ciência sem Fronteira podemos contribuir para esta ação numa escala bem maior. A fundação está aqui para ajudar no que for preciso”, afirmou.

Acordo

O acordo, com vigência até 2015, entre a Capes e a Fundação Lemann tem o objetivo de apoiar a execução do Ciência Sem Fronteiras, especialmente no que concerne à participação de estudantes brasileiros nos programas de pós-graduação nas universidades parceiras da Fundação Lemann. São elas: Harvard, Columbia, Stanford, Yale, Illinois - Urbana e Champaign, e Universidade da Califórnia – LA.

Fundação Lemann

Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann. A instituição busca, por meio de suas ações, contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.

A Fundação Lemann possui experiência no desenvolvimento e construção de redes de bolsistas, com o objetivo de facilitar o retorno de estudantes e profissionais altamente qualificados ao país, apoiar sua inserção em postos chave no mercado de trabalho, fomentar a colaboração entre eles e aumentar o impacto de suas pesquisas e ações.  

Ciência sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional.

O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos. O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq. 


Fonte: http://www.planetauniversitario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário