Depois da última edição realizada em Goiânia, será a capital maranhense, São Luís, a cidade anfitriã da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrando as comemorações dos 400 anos do município, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade. Priorizando o debate acadêmico sobre inclusão social, o tema central escolhido para o encontro será "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza".
Uma das atrações da reunião será o espaço reservado à FAPERJ que ocupará um dos estandes da ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia. O espaço será destinado à divulgação das atividades da Fundação junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Serão distribuídos livros editados com apoio da Fundação (APQ3) e material gráfico, como folders e catálogos, além de exemplares da revista Rio Pesquisa. Um vídeo institucional vai apresentar as principais atividades do órgão e um computador estará disponível para os visitantes navegarem pelo site da FAPERJ.
"Cerca de 20 mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, professores, representantes do governo e da sociedade civil, são esperadas no maior evento científico do País e da América Latina. Recebemos aproximadamente nove mil inscrições para apresentação de trabalhos", diz a secretária executiva e uma das integrantes da comissão organizadora da reunião, Margareth Cotrim.
De acordo com ela, o campus Bacanga, da UFMA, foi todo adaptado para o evento. Os prédios receberam melhorias de infraestrutura e as áreas livres ganharam 10 tendas, onde funcionarão estandes para a exposição de trabalhos científicos. Uma das tendas tem seis mil metros quadrados e, dividida em três pavilhões, abrigará a Expo T&C. A mostra reunirá 120 instituições que mostrarão suas iniciativas em ensino, ciência, tecnologia, inovação e cultura.
A programação científica inclui conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. "As atividades vão seguir a linha do debate central, com uma postura propositiva de redução da pobreza e desigualdade social na região", diz Margareth.
Em paralelo, haverá ainda a SBPC Jovem, que visa despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, e a SBPC Cultural, com diversas atividades com foco na expressão regional. Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o momento é adequado para se discutir como a ciência e as novas tecnologias, aliadas aos saberes tradicionais, podem resultar em programas e ações para lutar contra a grande disparidade econômica na sociedade.
Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, a reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T. A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.
Evento: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Data: de 22 a 27 de julho de 2012
Horário: De 10h às 19h
Tema da reunião: Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza
Estandes reservados à FAPERJ: 73, 74 e 75
Local: campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Programação da reunião: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/
Outras informações: http://www.sbpcnet.org.br/
Assessoria de Comunicação FAPERJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário